Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Viva com um coração aberto, mesmo que doa!


Fechar-se no meio da dor é uma negação da verdadeira natureza do homem. Um homem superior é livre em sentimentos e acções, mesmo no meio de grande dor e mágoa. Se necessário, um homem deveria viver com o coração dorido em vez de fechado. Ele deveria aprender a permanecer na ferida da dor e actuar com capacidade espontânea e amor mesmo partindo dessa base.

Imagine-se a fracassar num projecto de importância superior, mentindo à sua mulher e sendo apanhado, ou sobrevalorizando a sua piada irónica acerca da sua ejaculação precoce na cama. De que modo reage com o seu corpo, respiração e olhar? Detecte se reage a uma pessoa ou uma situação que o magoa afastando-se, escondendo-se, ou fechando-se em si próprio. Detecte a existência de situações em que sente dificuldade em olhar alguém nos olhos, ou alturas em que o seu peito e plexus solar (zona em volta do umbigo) se tornam contraídos. Estes são sinais de incapacidade de reagir eficazmente à dor. Contraído e fechado em si mesmo, é-lhe impossível actuar. Está preso na armadilha da sua tensão auto-protectora, não mais um homem livre.

O Homem Superior pratica a abertura nestas alturas de fecho automático. Abra a frente do seu corpo de modo a que o seu tórax e plexus solar não estejam tensos. Sente-se ou permaneça de pé direito e preenchido, abrindo a frente do seu corpo, relaxando o seu tórax e barriga, ampla e livremente. Respire ao longo do seu tórax e plexus solar abaixo, fundo na sua barriga. Olhe directamente nos olhos de quem quer que seja com quem estiver, sentindo a sua própria dor ao mesmo tempo que sente a outra pessoa. Apenas quando a frente do seu corpo se encontrar relaxada e aberta, a sua respiração completa e profunda, e o seu olhar desprotegido e directamente conectado com o da outra pessoa, poderá a sua mais profunda e completa inteligência manifestar-se espontaneamente na situação.

Para actuar como um Homem Superior, um Samurai da relação, deverá sentir a situação por inteiro, com todo o seu corpo. Um corpo fechado é incapaz de sentir pistas e sinais subtis e, desse modo, incapaz de actuar com mestria na situação.

Fonte : O propósito do Homem
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Viva com um coração aberto, mesmo que doa! Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli